terça-feira, 26 de março de 2013

MURAL DOS ANIVERSÁRIANTES25

Giselly Santos

Acadêmica do Curso de Bacharel em Serviço Social


O dizer feliz aniversário! Desejo: saúde, paz e dinheiro. A seqüência das palavras indica o desejo mais importante ao menos importante. A saúde nos fortalece em qualquer momento da vida. Faz-nos lutar pelos nossos ideais, mesmo na pobreza do dinheiro. É a nossa conta-corrente bancária dos dias difíceis. Com ela podemos usá-la na luta para alcançar a paz. Fortalecemos o corpo das derrotas das batalhas no enfrentamento dos dias. A paz carrega o sono para o travesseiro da vida. Nada como ter a sensação de coisa correta, da liberdade de caminhar entre os espinhos da vida com a cabeça em descanso. Olhar para o céu ou para o lado e encontrar o ombro seguro dos passos, da cabeça erguida e da alma tranqüila. Saber ter feito o possível para obter e dar paz a todos encontrados no nosso dia a dia. A paz nos conforta com o silêncio, coloca o nosso espírito em sintonia com Deus. A paz é o bem estar da alma. O dinheiro é necessário para suprir o que é material. Com ele apenas compramos o abrigo à saúde e o conforto da paz. Suprirá a necessidade do que não tem preço, A SAÚDE E A PAZ.
O texto FELIZ ANIVERSÁRIO expressa os parabéns nesse dia especial. É assim que penso quando desejo feliz aniversário a você. Posso dizer ainda: brilhe na escuridão, pois só aqueles que têm luz própria é que podem clarear a vida de outras pessoas; sorria ao acordar para ser o sol que aquece o que cresce à sua volta; sonhe muito para adubar o coração de todos que vivem com você. É o que desejo!
Uma homenagem da turma do 1 semestre de Serviço Social e da Tia Lú.

terça-feira, 19 de março de 2013

CONHEÇA A UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP



   
      A Universidade Anhanguera-Uniderp, localizada em Mato Grosso do Sul, tem comprovada experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Oferece cursos de graduação, especialização e vários programas de mestrado, além de projetos de pesquisa e de extensão. A instituição tem cerca de 45 mil alunos matriculados nos cursos presenciais e nos polos de educação a distância, que atendem as diversas áreas do conhecimento.
    Com experiência acumulada, credibilidade e com o vigor de seu vertiginoso desenvolvimento institucional, a Universidade Anhanguera-Uniderp expande as suas ações e firma parcerias para levar o estudo universitário a comunidades ainda não atendidas e que anseiam por melhorias profissionais e, consequentemente, de vida em sociedade.
       Para levar ensino superior de qualidade, a qualquer lugar do Brasil, a Universidade Anhanguera-Uniderp criou o Centro de Educação a Distância (CEAD). O CEAD utiliza o sistema de ensino via satélite, por meio de aulas transmitidas ao vivo e gravadas, agregando horas de atividades presenciais e levando qualificação e aperfeiçoamento profissional aos estudantes de todo o País. A intenção é oferecer, a custos reduzidos, o acesso ao ensino superior àqueles que tenham concluído o ensino médio e moram em municípios distantes, com pouca ou nenhuma opção de continuidade de estudos.

METODOLOGIA

      A metodologia do CEAD é diferenciada e as aulas interativas são ministradas por professores especialistas, mestres e doutores. Além disso, o aluno pode contar com o apoio de um professor qualificado nas aulas, que é o mediador entre o professor interativo e a turma. Nos polos são realizadas quatro horas-aula via satélite e quatro horas de atividades semanais, acompanhadas pelo professor local.
    Os estudantes têm como suporte excelente material didático produzido pelos professores especializados interativos, que orientam o autoestudo e a pesquisa, auxiliando no processo ensino-aprendizagem de todos os conteúdos tratados. Há também a tutoria eletrônica, realizada pelos professores interativos via e-mail, chat, fax ou telefone, evidenciando a preocupação da instituição em atender de maneira eficiente os seus alunos. Um portal acadêmico também está à disposição dos universitários e conta com resumos das aulas, links de livros eletrônicos, secretaria virtual e demais serviços.

CURSOS OFERECIDOS

       O Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp oferece onze cursos de graduação, devidamente autorizados pelo Conselho Universitário da Universidade: Administração, Ciências Contábeis, Enfermagem,  Letras, Pedagogia, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Logística, Tecnologia em Marketing e Serviço Social.

segunda-feira, 18 de março de 2013

COMEMORANDO...


FELIZ PÁSCOA

Em minha cesta de Páscoa, você encontrará muitos desejos para o amor e a felicidade, para a saúde e a prosperidade, para a sabedoria e o conhecimento, e para o prazer e o relax. 
 Desejo a você saúde, felicidades, alegria, equilíbrio, harmonia e que consiga ir além das etapas ordinárias e descubra resultados extraordinários. 
 Que continue tentando alcançar suas estrelas. Que realize seus sonhos. 
 Que reconheça em cada desafio a oportunidade, e seja abençoado com o conhecimento de que tem a habilidade para fazer cada dia especial. 
 Que tenha bastante riqueza para atender suas necessidades, e sempre lembre que o tesouro real da vida é o amor. 
 Agradeço o seu carinho e agradeço por todas as maneiras que somos semelhantes e todas as maneiras que somos diferentes. 

 Agradeço a Deus, do fundo do coração, com um sorriso interno que eu desejaria que todos pudessem ver... A Ressurreição do Mundo. Pois ainda não entendiam a   Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos... (João 20:9). 
 Pela lei fundamental da natureza, todas as coisas se renovam constantemente, cumprem um ciclo e se renovam. 
 Deus deu-nos as estações - cada uma com suas próprias belezas e razão, cada uma significando uma benção, uma alegria, e o sentimento do amor. 
 Deus deu-nos sonhos - cada um com seu próprio segredo, cada um emitido para dar-nos sentimentos de inspiração, esperança, e tranquilidade. 
 Deus deu-nos a luz do sol, o arco-íris e a chuva, a beleza e a liberdade da natureza para ensinar-nos a sabedoria. 
 Deus deu-nos milagres em nossos corações e vidas, coisas pequenas que acontecem no dia a dia, para nos lembrar que estamos vivos. 
 Deus deu-nos a habilidade de enfrentar cada novo dia com coragem, sabedoria, e um sorriso de saber. 
 Saber que seja o que tivermos que enfrentar é mais fácil com Deus habitando em nossos corações. 
 Sobretudo, Deus deu-nos amigos para ensinar-nos sobre o amor e para guiar-- nos através deste mundo, e Ele está sempre disponível para ajudar-nos para uma compreensão maior e compartilhar e dar mais amor. 

quinta-feira, 14 de março de 2013

CANTINHO DA REFLEXÃO...




O Velho Samurai



Perto de Tóquio vivia um grande samurai, já idoso, que se dedicava a ensinar zen aos jovens.

Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário.

Certa tarde, um guerreiro conhecido por sua total falta de escrúpulos apareceu por ali.

Queria derrotar o samurai e aumentar sua fama.

O velho não aceitou o desafio e o jovem começou a insultá-lo.

Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou insultos, ofendeu seus ancestrais.

Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho permaneceu impassível.

No final da tarde, sentindo-se já exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro retirou-se.

Desapontados, os alunos perguntaram ao mestre como ele pudera suportar tanta indignidade.

- Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente?

- A quem tentou entregá-lo, respondeu um dos discípulos.

- O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos.

Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem o carregava consigo.

A sua paz interior depende exclusivamente de você.

As pessoas não podem lhe tirar a calma. Só se você permitir.


“A calma na luta é sempre um sinal de força e confiança, enquanto a violência, pelo contrário, é prova de fraqueza e de falta de confiança em si mesmo”.
_______________________________
=======================



        Águia ou Galinha?





Às vezes nos submetemos à comodidade da vida, e deixamos de ir atrás de que desejamos ser, ou desejamos ter... E Você quem é? Ou o que gostaria de ser? Águia ou Galinha?
Reflitam!!

"Era uma vez um camponês que foi à floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa". Conseguiu pegar um filhote de águia.
Colocou-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para as galinhas.
Embora a águia fosse o rei/ rainha de todos os pássaros.
Depois de 5 anos, este homem recebeu a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:

- Este pássaro aí não é uma galinha. É uma águia.

- De fato, disse o camponês. É uma águia. Mas eu a criei com galinha. Ela não é mais uma águia.
Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão. -
Não - retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração há fará um dia às alturas.

- Não, não - insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.
Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse:

- Já que de fato você é uma águia, já que você pertence aos céus e não a terra, então abra suas asas e voe!

- A águia posou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.

- O camponês comentou:

- Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha!

- Não - tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. E uma águia será sempre uma águia.
Vamos experimentar novamente amanhã.

- No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa.
- Sussurrou-lhe: Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe!
- Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas.

O camponês sorriu e voltou à sua carga:
- Eu lhe havia dito, ela virou galinha!

- Não, respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia. Possuirá sempre um coração de águia.
Vamos experimentar ainda uma última vez. Amanhã a farei voar.

No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram à águia, levaram-na para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas.

O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe:
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra abra as suas asas e voe!

A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-se firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte.
Neste momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergueu-se soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez para mais alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento".
Pensem nisso...

Cada pessoa tem dentro de si uma águia. Ela quer nascer. Sente o chamado das alturas. Busca o sol.

Por isso somos constantemente desafiados a libertar a águia que nos habita.

Uma águia tem dentro de si o chamado do infinito. Seu coração sente os picos mais altos das montanhas. Por mais que seja submetida a condições de escravidão, ela nunca deixará de ouvir sua própria natureza de águia que a convoca para as alturas sublimes.

As pessoas que alçam vôo sublime são as que se recusam a deitar-se, a suspirar e desejar que as coisas mudem!

Estas pessoas visualizam em suas mentes que não são desistentes, não permitirão que as circunstâncias da vida as empurrem lá para baixo, e as mantenham subjugadas com galinhas.
"Vamos, voe... voe e vença, ocupe o lugar a que é seu no alto do penhasco".

Queridos Acadêmicos!!

A comodidade não nos leva a nada, se você deseja ter ou ser, vá atrás do que quer, não fique fazendo as mesma coisas esperando resultados diferentes. Você é quem seu coração quer, e deseja ser!





  O cavalo e o fazendeiro





 Um dia, o cavalo de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir, mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer.

Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o cavalo estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirar o cavalo de dentro do poço. Ao contrário, chamou seus vizinhos para ajudá-lo a enterrar vivo o animal.

Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço. O cavalo não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele e chorou desesperadamente.

Porém, para surpresa de todos, o cavalo aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou. O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu.

A cada pá de terra que caía sobre suas costas o cavalo a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o cavalo conseguiu chegar até a boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.

A vida vai te jogar muita terra nas costas. Principalmente se você já estiver dentro de um poço. O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela.

Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que te jogam para seguir adiante!

Recorde-se das cinco regras para ser feliz:

1- Liberte o seu coração do ódio.

2- Liberte a sua mente das preocupações.

3- Simplifique a sua vida.

4- Dê mais e espere menos.

5- Ame-se mais e aceite a terra que lhe jogam. Ela pode ser a solução, não o problema.



“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca”. - Dom Hélder Câmara

quarta-feira, 13 de março de 2013

Sobre o Blog

As reflexões contidas neste espaço objetivam a facilitar as pesquisas de entendimento dos professores e alunos de Serviço Social da faculdade Anhanguera - Uniderp,chamando assim a atenção para a importância da pesquisa nos diferentes contextos de atuação nesta área, apesar dos desafios e dificuldades apresentados a sua realização. Apresentam-se possibilidades de operacionalização da pesquisa para uma intervenção profissional crítica, condizente com a realidade concreta - contexto da prática profissional; a sua importância para um fazer-se histórico do Serviço Social centrado em posturas teórico-metodológicas que dêem conta da riqueza, complexidade e essência da realidade, rompendo com a pseudoconcreticidade, com a práxis utilitária, manipuladora e construída na dimensão da 'consciência comum'. Apesar da importância atribuída à pesquisa, procura-se evitar que esta seja vista deslocada da realidade humano-social, já que é neste contexto que ela adquire significado, atinge a sua acepção e dá conta das necessidades do Serviço Social como profissão histórica.

terça-feira, 12 de março de 2013

Assistente Social




O Serviço Social é uma profissão que requer formação universitária e expressa, através de seu Código de Ética, seu comprometimento com a democracia e o acesso universal aos direitos. O profissional de Serviço Social é o ASSISTENTE SOCIAL. A profissão teve sua primeira regulamentação legal em 1957 (lei 3252/57) e hoje rege-se pela lei 8662 de 1993.

O que faz o Assistente Social?

- Realiza estudos e pesquisas para avaliar a realidade e emitir parecer social e propor medidas e políticas sociais;

- Planeja, elabora e executa planos, programas e projetos sociais;

- Presta assessoria e consultoria a instituições públicas e privadas e a movimentos sociais;

- Orienta indivíduos e grupos, auxiliando na identificação de recursos e proporcionando o acesso aos mesmos;

- Realiza estudos socioeconômicos com indivíduos e grupos para fins de acesso a benefícios e serviços sociais;

- Atua no magistério de Serviço Social e na direção de Unidades de Ensino e Centro de Estudos.

Onde atua o Assistente Social? O que buscar em um atendimento do Assistente Social?

As políticas sociais são o principal campo de atuação do Serviço Social. O Assistente Social poderá viabilizar seu acesso a direitos sociais nas áreas de saúde, assistência social, previdência e outros. Muitas vezes deixamos de acessar direitos reconhecimento, inclusive na Constituição Federal, por falta de informação qualificada. A “boa informação” é uma arma importante no seu tratamento!